Dengue

Umidade do ar e doenças respiratórias

Por Jornal Cidade de Agudos em 25/08/2023 às 16:28:50

É fato que a umidade do ar diminuiu e com isso aparecem as doenças respiratórias (ou a sua piora). Entre elas estão as gripes, resfriados, alergias de

pele e respiratórias. Tudo pelo fato de que as partículas de poeira desidratamse, ficando mais leves e em suspensão no ar.

Com a queda da umidade, além do ar ficar mais poluído, há ressecamento das vias aéreas, favorecendo a intensificação de problemas respiratórios. "Tanto ressecamento pode causar até sangramentos no nariz, mas uma boa dica para quem tem problemas respiratórios como rinite e sinusite é a utilização de soro fisiológico para hidratar as narinas. Além disso, algumas atitudes em casa ajudam a diminuir os transtornos como o uso de cortinas leves e que possam ser lavadas mais facilmente, a utilização de panos úmidos para a limpeza, evitando as vassouras, e a colocação de bacias com água em ambientes da casa.

Com a poeira vão também os ácaros. Dessa maneira fica mais fácil para eles entrarem em contato com o epitélio respiratório e daí passar para as vias aéreas, causando asma e rinite. Também tornam-se mais fácil para eles terem contato

com a pele ressecada e desencadear crises de alergias de pele.

No caso dos vírus e bactérias, a suspensão de gotículas causada por espirros e tosse ficam mais tempo no ar, facilitado a entrada nas vias aéreas e levando ao quadro de gripes resfriados e infecções bacterianas como sinusites e pneumonias. Como nossas mucosas acabam ficando mais ressecadas, a camada de muco protetora também diminui, facilitando o aparecimento dessas infecções.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que a umidade do ar ideal é entre 50 e 80%. No inverno essa umidade chega a cair abaixo de 30% nas regiões sudeste e centro-oeste. Não é à toa que essas regiões são as mais críticas para os asmáticos.

Para minimizar os quadros respiratórios recomenda-se que os pacientes tenham uma dieta equilibrada e saudável, além de ingerirem muitos líquidos. Ao contrário do que muita gente fala, devemos manter os ambientes arejados e evitar materiais que acumulam poeira como bichos de pelúcia, tapetes e cortinas. A limpeza deve sempre ser feita com pano úmido, para evitar que a poeira fique em suspensão no ar.

Outros cuidados que também são importantes para manter a saúde de nossas vias respiratórias são:

• Ingerir bastante líquido

• Espalhar panos ou baldes com água em ambientes da casa, principalmente no quarto, ao dormir, ou utilizar umidificadores de ar

• Evitar grandes aglomerações

• Evitar carpetes ou cortinas que acumulem poeiras

• Evitar roupas e cobertores de lã ou com pelos

• Evitar exposição prolongada à ambientes com ar condicionado

• Manter a casa higienizada, arejada e ensolarada

• Lavar nariz e olhos com soro fisiológico algumas vezes ao dia

• Trocar comidas com muito sal ou condimentos por alimentos mais saudáveis

• Evitar exercícios físicos entre às 10 horas da manhã e às 05 horas da tarde

E nunca é demais lembrar: evitem a automedicação! Sempre procurem seu médico de confiança para estabelecer um diagnóstico correto e o tratamento mais adequado para o seu caso.

Dicas superimportantes e fico á disposição para ajudar no que for necessário.

Dr Eli Roberto Garcia Filho
CRM-SP 104.828
Médico alergologista pediatra
RQE: 66080/660801

Anuncie
anuncie aqui